Todos sabemos que as peças bordadas à mão são um destaque à parte! Cada detalhe é especial e saber cuidar de forma correta é um dos segredos para que elas tenham vida longa.
Para o post de hoje, reuni algumas dicas de como cuidar das peças bordadas, desde o processo de lavagem, passar e secar. Confira!
1. Antes de tudo, estude a peça e teste se as cores transferem
Sempre verifique se a sua roupa veio com instruções especiais de lavagem, além daquelas já disponíveis na etiqueta. Na hora de comprar, também vale procurar orientações de como higienizar o produto de forma correta. Cuidados profissionais podem ser importantes para peças muito elaboradas e sensíveis, como vestidos de festa com bordados de cima a baixo.
No caso das peças com bordados de várias cores diferentes, um truque que aprendi no site internacional The Spruce fazendo minhas leituras diárias foi esfregar levemente um cotonete ou pano molhado branco sobre cada cor, para descobrir se existe o risco de desbotamento. Se o pigmento transferir para o material branco, pode ser melhor procurar uma lavagem profissional, para evitar manchas indesejadas.
2. De preferência, lave à mão
A lavagem manual é a mais indicada para peças bordadas. Dessa forma, é menos provável que as fibras se soltarão ou o desenho original do bordado perderá a forma. Para começar, encha um tanque, balde ou bacia grande com água, coloque sabão neutro e mergulhe a peça, deixando de molho por cerca de 10 minutos. Esfregue delicadamente e devagar, sem torcer e tomando cuidado com os movimentos grosseiros para evitar que deforme. Em seguida, enxague com água limpa. Para algumas peças, a secagem deve ser no sentido horizontal. Confira na etiqueta!
3. Se for lavar na máquina e passar ferro, atenção!
Se faltou tempo e você precisa lavar as roupas bordadas na máquina, a dica é usar um ciclo mais delicado e, se possível, colocar dentro daqueles sacos próprios para máquina de lavar. Dessa forma, você evitará que o bordado danifique com os atritos e movimentos do eletrodoméstico. Opte pela água fria, e nada de usar alvejantes à base de cloro! Em relação ao ferro de passar, vire a peça ao avesso.
Gostou das dicas? Aproveite para me contar tudo pelo meu Instagram, @renataforesti. Por lá, compartilho um pouco da minha vida e dou dicas sobre moda, gastronomia, decoração, viagens e lifestyle de uma maneira geral. Se tiver mais alguma dica sobre cuidados com peças bordadas, deixe também nos comentários, para que outras pessoas possam compartilhar o aprendizado.
Aproveitando o assunto, incluí na vitrine abaixo uma seleção de peças da grife mineira Denise Valadares. Especializada no trabalho handmade, a marca trabalha com lindos bordados que carregam inspirações da estilista e fundadora, além de estarem alinhadas com tendências do momento. Falei um pouco sobre a coleção mais recente dela no post sobre a última edição do meu evento Renata Foresti Convida. Não deixe de conferir.
Um beijo, Renata.