Brilho é algo que não falta na moda quando se trata da volta gradual da vida como era antes da pandemia. O avanço da vacinação trouxe consigo o retorno dos grandes eventos e das festas que pedem por visuais animados, glamourosos e (por que não?) chamativos. Aliás, esse maximalismo é natural depois de uma longa temporada em casa vestindo itens mais básicos como moletons ou peças de loungewear. O caso do brilho, especificamente, pode trazer nuances mais específicas para o seu visual. Vamos pensar em alguns?
Opções variadas
O brilho pode aparecer no seu visual de diversas formas. Além do mais, a referência pode vir tanto do exagero dos anos 1980, com cores vívidas e visuais para lá de carregados, como da sensualidade dos anos 2000, quando Paris Hilton deu o que falar com um vestido prateado, decotado e curto em sua festa de aniversário de 21 anos. Tecidos sintéticos ou acetinados carregam muito bem o charme do efeito metalizado, assim como o couro. Se o seu objetivo é um efeito mais cintilante, que responda aos movimentos, paetê e pedrarias são boas opções.
Como usar em festas e eventos
Para festas e ocasiões mais descontraídas, aposte em macacões, vestidos, chemises e partes de baixo, como calças. Quando se trata de brilho, nada vai ser exatamente neutro, mas o mais próximo disso vem com as peças em preto, branco, dourado e prata, que ornam muito bem com ocasiões noturnas. As coloridas, além de ficarem bem à noite, são mais curingas porque são apostas alegres para o dia.
E no dia a dia? Ou no trabalho?
Ocasiões um pouco mais sérias, ou que pedem menos festividade, como o dia a dia ou compromissos de trabalho, também podem ganhar seu toque de brilho em acessórios maximalistas, como bolsas, ou nas sobreposições de casacos, jaquetas e camisas oversized. A aposta ideal para quem curte um mood mais básico, mas não dispensa aquele toque marcante em alguma peça específica do visual.
No Hemisfério Norte, vale lembrar que a temporada vigente na moda é a de primavera/verão 2022, que teve desfiles repletos de brilho na passarela, a exemplo das coleções das grifes Tom Ford (Nova York), David Koma (Londres), Brunello Cucinelli (Milão) e Loewe (Paris).
Como sempre, para inspirar meus leitores, deixei algumas sugestões de peças com links direcionados para os e-commerces ao fim do texto. Se você gostou de alguma, conte-me pelo Instagram, @renataforestii, onde eu falo bastante sobre moda, lifestyle, gastronomia e viagem.
Um beijo, Renata.