Alguns dias atrás, tive a oportunidade de preparar uma receita especial para os meus seguidores direto da cozinha decorada do ID Design, que fica em Brasília (no Noroeste, para ser mais específica). Para a ocasião, escolhi ensinar mais um aperitivo de família. Como as outras receitas que eu gosto de trazer para o site, é prática e muito saborosa. A propósito, será a entrada perfeita para passar este Valentine’s Day (14/2) ao lado do seu amor.
A receita da vez é um chancliche temperado. Esse saboroso queijo de origem árabe, geralmente, é feito com leite de vaca ou ovelha. Ele é conhecido pelo seu formato de bola, normalmente envolto em zattar, um tempero bastante utilizado na região. Os outros ingredientes, possivelmente, são coisas que você já tem na geladeira. Vamos aprender?
Ingredientes:
– 1 queijo chancliche
– 1 tomate
– 1/2 cebola
– Azeite a gosto
– Salsa desidratada a gosto
– Meio pacote de tempero pronto
Modo de preparo:
Para começar, pique o tomate e a metade da cebola (clique aqui para aprender uma receita de patê de cebola). Em seguida, desmanche o queijo em farelos. Depois, misture todos os ingredientes e utilize azeite a gosto. O azeite, inclusive, é o pulo do gato, pois vai ajudar a misturar o tempero. No meu caso, gosto do Sazón Saladas. Uso meio sachê e salsa desidratada a gosto. Quando estiver tudo pronto, é só saborear!
Minha sugestão é servir o chancliche temperado com torradas e fazer a harmonização com um vinho do tipo pinot grigio. Dependendo da forma de cultivo da uva, o vinho pode ser aromaticamente intenso e ter uma acidez acentuada. Normalmente, com notas frutadas, florais ou com leves toques de alguma especiaria.
Outra opção é acompanhar o chancliche temperado com um vinho sauvignon blanc, vinho branco levemente encorpado e com um frescor exclusivo. Sua característica marcante é a de normalmente ser aromatizado com notas de frutas cítricas e tropicais, e hortaliças.
Quando fizer a receita em casa, conte-me pelo meu Instagram, @renataforesti. Por lá, compartilho um pouco da minha vida e dou dicas sobre moda, gastronomia, decoração, viagens e lifestyle. E você, quais entradas e petiscos faria para comemorar este Valentine’s Day com o seu amor? Quero saber tudo! Deixe nos comentários.
Um beijo, Renata.