Descubra mais sobre a incrível história de Coco Chanel!

Uma das maiores marcas do mundo, revolucionária, notável no universo da moda e eternizada com seus clássicos que nunca saem de moda. Já sabe de quem eu estou falando? 

É claro que não poderia ser ninguém mais ninguém menos do que Coco Chanel!

São inúmeras as inspirações que uma mulher elegante pode ter por meio desse império de roupas, bolsas, sapatos, perfumes, acessórios e tudo que uma mulher deseja. Mas você sabe como ela surgiu? 

Hoje vou te contar 10 curiosidades sobre a história desse fenômeno que exala elegância e sofisticação.

1ª – O verdadeiro nome de Coco Chanel é Gabrielle Bonheur Chanel e ela nasceu no dia 19 de agosto de 1883, em Saumur. Em 1971 ela faleceu aos 88 anos, em Paris, no Hotel Ritz Paris, onde morou durante muito tempo e trabalhou até seus últimos dias de vida.

2ª – Sua mãe morreu quando ela tinha apenas 12 anos. Ela então passou a viver em um internato no interior da França onde teve os primeiros contatos com a costura.

3ª – Alguns dos trabalhos que Coco teve antes de encontrar o que ela nasceu para fazer foi de balconista em loja de tecidos, cantora de cabaré e enfermeira.

4ª – O nome “Coco Chanel” surgiu como inspiração da música “Qui qu’a vu Coco”

5ª – Sua primeira loja era especializada em chapéus. O sucesso foi tanto que logo em seguida ela lançou uma coleção de roupas casuais e esportivas.

Em 1913 nasceu a famosa Blusa Marinière com as listas horizontais e inspirada nos marinheiros. Hoje ela é um dos grandes ícones da grife.

6ª – Em 1922 surgiu o perfume mais vendido do mundo, que também foi a primeira fragrância assinada por uma marca de moda na história, o Chanel no. 5. Criado pelo perfumista russo Ernest Beaux. Em 1955 a atriz Marilyn Monroe disse que dormia “vestindo” apenas duas gotinhas desse icônico perfume e o sucesso ganhou ainda mais fôlego.

7ª – Toda mulher tem um “pretinho básico” e isso devemos à Coco Chanel. Em 1926 propôs uma peça simples, um vestido preto com mangas longas e feito em crepe de seda. O look foi fechado com chave de ouro quando ela complementou com um simples colar de pérolas. Assim surgiu o Little Black Dress.

8ª – A 2.55 Bag e as sapatilhas bicolores nasceram, respectivamente, em 1955 e 1957. É a bolsa mais clássica da grife por ser a primeira com alça para ser carregada no ombro. A grande “sacada” da sapatilha é que, apesar de básica, é elegante e ainda traz uma ilusão de ótica que faz as pernas parecerem mais longas e os pés menores.

9ª – A consagração do tailleur de tweed veio quando Chanel tinha 71 anos e muitas criações de sucesso. A saia sequinha, blazer sem gola, botões dourados e a correntinha costurada por dentro da barra, dando peso e garantindo o caimento perfeito da peça, foram artifícios escolhidos para atualizar os looks clássicos. A primeira dama americana, Jackie Kennedy, foi uma das grandes personalidades que usaram essas peças.

10ª – Após seu falecimento, os assistentes de Coco continuaram a desenhar as coleções até 1983, quando Karl Lagerfeld assumiu a criação de Chanel. Ele permaneceu à frente da marca até 2019, quando também faleceu.

Essa marca incrível sobreviveu a duas grandes guerras, crises econômicas e por tudo que o tempo de mais de um século permitiu. Ainda hoje está em famosas passarelas e tem seu nome e seu status intactos.

Ainda que alguém não seja entusiasta da moda, é muito provável que se conheça esse nome que é um fenômeno mundial.

Além das peças icônicas, suas frases também ecoam até hoje por se manterem sempre contemporâneas. São, sem dúvida alguma, dicas infalíveis para vestir-se de maneira elegante, sofisticada e chique. Aqui estão algumas das falas mais marcantes dessa mulher inspiradora.

“A simplicidade é a chave para a verdadeira elegância”

“Algumas pessoas pensam que o luxo é o oposto da pobreza. Não é. É o oposto da vulgaridade”

“Elegância é quando o interior é tão bonito quanto o exterior.”

“A beleza deveria começar pela alma e pelo coração, de outra maneira os cosméticos são inúteis.”

“A melhor cor do mundo é a que fica bem em você.”

Eternizada na história e também nos cinemas, em 2009 foi lançado o filme “Coco antes de Chanel”, que, assim como a marca, mantém-se contemporâneo ainda hoje. Uma ótima dica para conhecer um pouco mais essa história fabulosa por trás desse grande ícone da moda.

No meu instagram @renataforesti você pode me acompanhar para mais dicas sobre moda, lifestyle e de tudo um pouco que eu conheço. Te espero lá!

Um beijo, Renata.

Inspire-se

Compartilhe nas redes sociais!

Gostou? Deixe um comentário

Busca Refinada

renata-foresti

Renata Foresti

Muito mais do que compartilhar o seu lifestyle, ela divide com as pessoas suas experiências como mãe, como esposa, como empreendedora e como eterna apaixonada pela moda e suas infinitas vertentes.

Veja Também

Busca Refinada

renata-foresti

Renata Foresti

Muito mais do que compartilhar o seu lifestyle, ela divide com as pessoas suas experiências como mãe, como esposa, como empreendedora e como eterna apaixonada pela moda e suas infinitas vertentes.