
Minha casa tem uma regra que seguimos há quase 20 anos, desde que as minhas filhas engatinhavam: ninguém entra de sapato. Aqui, os cuidados são redobrados quando o assunto é higiene de calçados. Além disso, ao longo dos meus quase 30 anos como lojista, acumulei dicas valiosas para conservar sapatos e bolsas de couro. Hoje, vim contar algumas delas, referentes à limpeza.
Vamos lá?
1. Não molhe os seus sapatos de couro
Lavar com água e sabão é uma dica infalível para vários objetos do dia a dia, como os óculos, que já foram um assunto aqui no site. Quando falamos de sapatos e sandálias de couro, a história é diferente. O contato com a água danifica a cola dos calçados, por isso, nada de deixar os seus embaixo da torneira ou de molho.
Chegou em casa? Tire os sapatos e higienize o solado com ajuda de um pano e algum bactericida, ou álcool em gel. Se for usar água, deixe molhar rapidamente e esfregue com uma escova ou bucha.


2. Depois do solado, higienize o cabedal
Nos cabedais de couro liso, você pode usar um paninho umedecido com água ou álcool em gel e esfregar suavemente, ou usar aqueles lenços demaquilantes que são comercializados em lojas de cosméticos e farmácias. Em sapatos de nobuck, a limpeza pode ser feita com uma escova de dentes de cerdas macias. Para manter a textura macia do material, misture três colheres de água e uma de condicionador, e esfregue suavemente com um pano.
3. A secagem é sempre na sombra
Secar na sombra é melhor não só para as roupas, como mostrei no post sobre peças bordadas, mas também é ideal para os sapatos. Assim como a pele humana, o couro precisa de hidratação. Por isso, deixar os sapatos de couro expostos no sol faz com que eles ressequem e rachem com muito mais facilidade do que ocorreria em condições normais. Isso tem muito a ver com a próxima dica!


4. Use hidratante corporal nas peças de couro
Sabe os hidratantes que usamos para repor o nível de água da pele e fortalecer a barreira cutânea? Eles são uma mão na roda para manter o couro de sapatos, bolsas e peças de roupa com uma aparência sedosa e bonita. Quando for usar, opte pelos cremes brancos e sem fragrância muito forte. Esfregue na superfície da peça com auxílio de um pano macio ou um papel toalha.
5. Na parte interna, use bicarbonato de sódio
Com uma escova de dentes velha e um pacotinho de bicarbonato de sódio, seus calçados ficarão livre de odores na parte interna. O melhor é que não precisa molhar, basta esfregar por dentro. Outro truque excelente é fazer um pequeno sachê com um pouco de bicarbonato e uma meia-calça, para deixar dentro dos calçados quando estão guardados. Dessa forma, você prolonga a vida útil das suas peças e evita o temido chulé.

Aproveitando que estamos falando de sapatos e bolsas, fiz uma seleção de peças pensadas para quem quer complementar o closet com novas aquisições. As sugestões estão no fim do post! Se você curtiu este conteúdo, quero saber de tudo nos comentários e DMs do meu Instagram, @renataforesti. Por lá, falo todos os dias sobre lifestyle de uma maneira geral. Não vai perder, hein?
Um beijo, Renata.