Hoje eu resolvi trazer para vocês uma deliciosa, prática e muito rápida receita de uma entrada que faz o maior sucesso: a bruschetta!
O termo bruschetta é de origem italiana e vem da palavra bruscato, que significa tostado ou torrado, fazendo referência ao pão que é utilizado na preparação do prato.
Existem várias histórias que remetem à criação desta delícia, porém a mais provável é que a bruschetta tenha surgido entre os trabalhadores rurais italianos há mais de 2 mil anos. Eles criaram uma maneira de aproveitar as sobras dos pães do dia anterior adicionando ingredientes que tinham em abundância e com uma forma simples e rápida de preparação.
Originalmente era um prato que alimentava os trabalhadores mais pobres, porém com o passar dos anos se tornou uma das iguarias mais consumidas pela alta sociedade servida nos restaurantes italianos por todo o mundo!
Esta receita deu tão certo e é tão gostosa, que o prato segue ainda em alta nos dias de hoje.
Por ser um prato servido no mundo inteiro, existem diversas variações em sua preparação, principalmente em referência ao pão utilizado que tende a acompanhar a regionalidade de onde se prepara.
Aqui vai a receita que eu preparo para a minha família. Muito fácil e rápida, experimente aí na sua casa também e depois me conte. Vamos lá? Todos os ingredientes você encontra no @emporiobsb
OS INGREDIENTES
01 – porção generosa de tomates cereja
01 – maço de manjericão fresco
01 – maço de rúcula
200ml – azeite de oliva virgem
05 – pães tipo italiano
500g – queijo gorgonzola
500g – salaminho
OS ACESSÓRIOS
01 – faca bem afiada
01 – cortador/fatiador de legumes (se não tiver, pode ser feito com a faca)
01 – refratário de vidro ou louça que possa ir ao forno
01 – frigideira
01 – conjunto de louça com travessa e bowl para empratar
01 – colher de inox para servir o acompanhamento
A PREPARAÇÃO
Vamos primeiramente preparar os tomates. Use o cortador/fatiador ou a faca para fatiar os tomates cereja. Junte todas as fatias e as coloque em um refratário, misturando junto com o queijo gorgonzola, azeite e manjericão. Leve a mistura ao forno médio por 10 minutos e, após tirar, misture bem.
Devemos agora cortar os pães em diagonal, em uma espessura de um dedo, para uma melhor apresentação do prato. Toste as fatias em uma frigideira, com um fio de azeite e um pouco de alho em fatias bem finas.
APRESENTAÇÃO DO PRATO
Agora coloque a mistura de tomate no bowl de louça, com uma colher de inox para servir. Posicione o bowl sobre a travessa e organize as fatias de pão tostado ao redor, de uma forma bem bonita. Acrescente fatias de rúcula sobre as torradas e, em seguida, pequenas fatias de salaminho.
Para apreciar o antepasto, pegue uma porção da mistura de tomate e coloque sobre o pão, acrescente um fio de azeite virgem e deguste um dos melhores pratos da culinária italiana que existe!
Gostou? Minha família e eu realmente gostamos deste prato. Compartilhe esta deliciosa receita com seus amigos e, para ficar ainda mais perfeito, abra um bom vinho tinto.
Quer mais receitas como esta? Acompanhe meu perfil no Instagram (@renataforesti) onde apresento outras delícias também fáceis de se preparar.