A seda é um dos tecidos mais queridos pelas grifes mundo afora, e um dos meus também. Adoro a suavidade e fluidez das peças produzidas com esta fibra, que tem origem animal. Recentemente, nos meus Reels, ensinei um truque de styling para deixar suas produções casuais com blusas de seda ainda mais interessantes. No vídeo, usei um conjunto da marca brasiliense Guilda, que já foi assunto no site e trabalha com o material em peças sofisticadas. Hoje, aproveitando o timing, vim contar 3 curiosidades sobre este tecido refinado. Vamos lá?
1. Um quilo de seda precisa de milhares de casulos
A seda é extraída dos casulos produzidos pelo bicho-da-seda, uma lagarta que se transforma em mariposa. Os casulos, ainda durante o processo de metamorfose, são fervidos em água com alta temperatura, como informa uma matéria da Superinteressante, para garantir a maleabilidade ideal da fibra, que vai ser extraída e transformada no fio da seda. Segundo a mesma reportagem, cerca de 3 mil bichos-da-seda são necessários para produzir 1 kg deste tecido refinado.
2. Seda é um material bem resistente
Entre as fibras naturais, a seda é considerada uma das mais resistentes, se equiparando inclusive a fios sintéticos, como nylon e poliéster. A propósito, também existem versões alternativas deste material, como a derivada do bambu e a de origem sintética. Mesmo resistente, uma das características da seda é a leveza e o toque suave. Outro destaque é o bom recebimento de tingimento no material e a propriedade térmica que esquenta no inverno e refresca no verão.
3. A origem da seda tem uma lenda
A seda tem origem chinesa e começou a ser produzida na Europa somente em meados de 500 d.C., depois de três milênios sendo fabricada exclusivamente na China. A propósito, uma lenda diz que a imperatriz Hsi Ling Shi descobriu a seda quando estava embaixo de uma amoreira – planta cujas folhas são o principal alimento do bicho-da-seda – e um casulo da lagarta caiu dentro de seu chá. Não é curioso?
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir minhas outras dicas de moda, lifestyle, gastronomia e viagem pelo Instagram, no perfil @renataforestii. Será um prazer ter você por lá!
Um beijo, Renata.